O PROJETO
1
Objetivo
O objetivo deste projeto é contribuir materialmente para as carências dos órfãos e necessitados de Guiné-Bissau, bem como apoiar com material de leitura a Igreja do Senhor Jesus neste país. Para isto, focaremos na instituição cristã Casa Emanuel, oferecendo a esta, a administração e utilização de todos os recursos recebidos neste projeto.
2
Guiné-Bissau
A República de Guiné-Bissau é um país da costa ocidental africana que foi colônia de Portugal até 1973. Com pouco mais de um milhão e quinhentos mil habitantes, divididos em diversos grupos étnicos, sua economia se apoia principalmente na agricultura e pesca, destacando-se, sobretudo, na produção de castanha de caju. Guiné-Bissau é atualmente tido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um dos dez países mais pobres do mundo.
3
A Casa Emanuel
A Casa Emanuel está localizada em Bissau, capital de Guiné-Bissau. Fundada há mais de 18 anos, esta entidade cristã sustenta e administra um orfanato com mais de 150 órfãos internos, e atende a comunidade guineense, não apenas na área educacional, através da Escola e Liceu Emanuel, como também na área da saúde, com o Centro Médico Emanuel. A Instituição também apoia a direção de quatro igrejas locais, duas na capital e outras duas na região do arquipélago dos Bijagós.
4
Metas de Arrecadação
A meta do projeto é arrecadar materiais, livros e alimentos (vide lista de necessidades neste site) que possam encher, pelo menos, um container de tamanho padrão, o que seria aproximadamente 21 toneladas de doações. Caso a quantidade e volume de doações excedam o limite de um container, a administração do projeto avaliará a viabilidade financeira da contratação de mais containers para o envio das doações excedentes. Caso não seja viável, estas doações excedentes serão destinadas à instituições cristãs idôneas no Brasil.
5
Recursos Financeiros
Para ser viabilizado, este projeto necessita de doações materiais, mas também financeiras. O orçamento inicial para envio de um container de tamanho padrão, de São Paulo para a capital de Guiné-Bissau, é de R$ 14.000,00. Como todo orçamento, este pode sofrer alterações devido a fatores como taxas aduaneiras e variação cambial das moedas estrangeiras que serão utilizadas na operação. Desta forma, é possível que a arrecadação em dinheiro ultrapasse o necessário para arcar com os custos do projeto. Se isso acontecer, o valor excedente recebido no projeto será integralmente revertido para a Casa Emanuel, e seus respectivos fundos de alimentação e lazer para as crianças. Todos os recursos financeiros serão geridos pelos administradores do projeto, e será feita uma prestação de contas mensal para todos os doadores, através das diversas mídias que disponibilizaremos.
6
Prazo de Arrecadação e Envio
A estimativa para o envio do container é Fevereiro de 2014, portanto, o prazo de arrecadação será de 01 de Outubro de 2013 a 31 de Janeiro de 2014.
7
Responsáveis e Contatos
O Projeto "Maná para Guiné" é um projeto interdenominacional, e todos podem participar, mas para fins de organização, esclarecimentos e futuras prestações de contas, foi formada uma equipe de voluntários para administrar, gerir e organizar o projeto. Caso você queira, pode entrar em contato com qualquer dos administradores, tirar dúvidas, solicitar esclarecimentos, enviar propostas, sugestões, etc.
-
Daniel Diniz (Administrador) - E-mail: idm27@psmail.net - Tel.: 3763-2383 / 99726-6484 (Vivo) / 95861-4277 (Tim)
-
Eduardo Feldberg (Administrador) - E-mail: eduardofeldberg@yahoo.com.br – Tel.: 3807-9945 / 96291-1810 (Oi)
-
Guilherme Rocha (Administrador Financeiro) - E-mail: guilhermesr10@gmail.com - Tel.: 2645-3485 / 98738-8282 (Tim)
-
Casa Emanuel - Site: www.casaemanuel.org/pt - Administração: Eugênia Castro - E-mail: teomision@hotmail.com